segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cinema Vaz Lobo é salvo de demolição

Recebi por Silvia Franchini a notícia sobre como moradores do subúrbio do Rio de Janeiro se organizaram e evitaram que a construção da Transcarioca, uma das principais obras que preparam a cidade para as Olimpíadas, demolisse o prédio do antigo Cinema Vaz Lobo. Inaugurado em 1941, apesar de abandonado, a iniciativa popular garantiu que o prédio possa vir a receber um tão sonhado projeto de revitalização.
A reportagem vinha com a imagem ao lado, da inauguração do Cinema com a presença de Getúlio Vargas em pessoa.

Além de ser uma ótima notícia, que talvez incentive a revitalização de outras antigas salas de cinema do Brasil (lembrando a luta em Juiz de Fora pelo Cinema Excelsior - vejam o site do movimento), foi uma coincidência pois eu tinha encontrado recentemente outras imagens da inauguração do próprio Cinema Vaz Lobo numa revista Rio Ilustrado, de 1941. Seguem as imagens abaixo:


4 comentários:

Ronaldo Luiz-Martins disse...

Os componentes do Movimento Cine Vaz Lobo: Presevação Cultura e Memória - plano/programa do Instituto Histórico e Geográfico Baixada de Irajá - IHGBI, sente imensa satisfação quanto a esta sua citação ao Cine Vaz Lobo. Solitamos ao Rafael de Lune e a todos que visitem este seu blog, que para mais detalhes sobre o Cine vaz Lobo e todas as ações pela sua presevação, entrar em contato conosco pelos e-mails cinevazlobo@bol.com.br ou ihgbi@bol.com.br. Covidamos também a visitar o site http://www.resenha-digital-ihgbi.blogspot.com/. Ronaldo Luiz-Martins p/ IHGBI - MCVL

Rafael de Luna disse...

Parabéns pelo trabalho em prol do Cine Vaz Lobo e boa sorte na luta por sua preservação e revitalização.

Fernanda Costa disse...

Estou há quase 3 anos envolvida com a preseração do Cine Vaz Lobo e até o momento não havia tido a oportunidade de conhecê-lo por dentro. Agradeço a divulgação da imagem e reafirmo o convite do Sr. Ronaldo Luiz Martins para que entrem em contato com o Movimento Cine Vaz Lobo / IHGBI.

Unknown disse...

Passados 8 anos e não foi feito nada...uma infelicidade saber que o poder público pouco se importa com a memória de uma região...